A entrevista é uma das portas de entrada de pessoas no núcleo assistencial espírita.
É uma atividade com o objetivo de receber e orientar aqueles que procuram ajuda, esclarecer dúvidas e encaminhar para os tratamentos oferecidos pelo núcleo.
A entrevista é realizada por trabalhadores da casa, e exigem trabalhadores do bem, comprometidos com a tarefa de auxílio ao próximo.
O que é o Passe?
Transmissão, pela imposição das mãos, de fluidos físico-espirituais (sem toque) que acalmam, restauram as energias e proporcionam bem-estar.
Introdução
Nossa condição de espíritos em início de processo de regeneração nos mostra que estamos muito distantes de um modelo exemplar de vida. Faz-se mister desenvolvermos mais virtudes. Sabe-se que somente pela aplicação das máximas divinas é que conseguiremos o verdadeiro progresso.
O Evangelho Segundo o Espiritismo oferece todos os recursos para conseguirmos compreender essas leis. Após compreendermos é necessário nos lembrarmos delas constantemente. A leitura e meditação nos oferecem esta possibilidade. Precisamos fazer uma limpeza fluídica em nossa casa semanalmente.
O Evangelho no Lar tem esta função. Higieniza o ambiente pelos fluidos salutares que traz, modifica-nos interiormente pelos ensinamentos que compreendemos e sentimos necessidade de praticar, e ainda nos conecta com nosso Criador.
O Evangelho no Lar é um canal aberto de contato com Deus e seus Mensageiros de Luz. Vamos encher nosso lar de muita luz pela prática do Evangelho no Lar.
Se você já faz o Evangelho no Lar, incentive outros a fazê-lo.
Como fazer?
Escolha, na semana, um dia e horário em que a família possa se reunir durante mais ou menos trinta minutos. Crianças também podem fazer parte da reunião. Pode ocorrer a presença de visitantes ocasionais e, neste caso, podem ser convidados a participar; caso não sejam espíritas, devem ser esclarecidos sobre a finalidade da reunião. Há, inclusive, a possibilidade da reunião ser realizada por uma só pessoa – o roteiro a ser seguido é o mesmo.
Roteiro
1. PRECE INICIAL
Pai Nosso ou uma prece simples e espontânea que valorize os sentimentos e não as palavras. Solicite ao Mestre Jesus o amparo ao seu Evangelho no Lar.
2. LEITURA
Leitura, em sequência, de um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Havendo crianças, peça para lerem também (na impossibilidade, um adulto deve ler) um trechinho de um livro espírita infantil.
3. COMENTÁRIOS
Devem ser breves e objetivos, esclarecendo e facilitando a compreensão dos ensinamentos, bem como sua aplicação prática na vida diária.
4. VIBRAÇÕES
Vibrar é emitir sentimentos e pensamentos de amor, paz, gratidão e harmonia. Vibre esses bons sentimentos para o seu lar, sua família, seus parentes encarnados e desencarnados, vizinhos, amigos e aos irmãos necessitados nos hospitais, nos cárceres, nas ruas. Vibre por aqueles que auxiliam na implantação do bem e finalize vibrando pela pela PAZ no mundo.
5. PRECE FINAL
Pai Nosso ou uma prece simples e espontânea de agradecimento, solicitando a fluidificação da água e agradecendo aos Benfeitores Espirituais amigos todo amparo recebido.